Uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar, em 06 anos, 64.000 animais e não existem lares responsáveis para todos.
Da mesma forma, uma gata não castrada e seus descendentes podem gerar, num período de 07 anos, 420.000 novos animais.
Infelizmente tem pessoas que não conhecem as estatísticas que 30% dos animais no Centro de Zoonoses são animais de raça e mais de 60% dos animais foram levados pelo próprio dono por motivos como viagem, mudança, cresceu muito, solta muito pelo, a dona morreu etc. etc. etc......
Para entender melhor o que digo todos deveriam visitar o CCZ.
Estou certa que quem ama bicho ficaria algumas noites sem dormir...
BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO
É comum o proprietário se colocar no lugar do seu animal e ver no ato uma mutilação. Não imagina este proprietário que a atividade “sexual” dos animais tem unicamente fins reprodutivos, que a fêmea só permite o acasalamento em fase ovulatória. O macho só tem libido quando na presença do cheiro da fêmea em cio (eles captam odores há quilômetros de distância).
NAS FÊMEAS, os ciclos improdutivos ocasionam distúrbios comportamentais (gravidez psicológica), probabilidade de formação de cistos ovarianos e, a freqüência de tumores mamários é bastante significativa em cadelas. É rotina em clínicas veterinárias cirurgias emergenciais em virtude de Piometra (infecção uterina com acúmulo de pus).
Os hormônios reprodutivos são diabetogênicos. Não é incomum o aparecimento de diabetes em fêmeas tendo por causa primária os ciclos ovarianos.
NOS MACHOS, o aumento de testosterona induzido pelo cheiro de uma fêmea no cio aumenta a agressividade. Os animais fogem de casa para acasalar, brigam, agridem pessoas.
A hiperplasia benigna e maligna de próstata é uma patologia freqüente em cães a partir de seis anos, e a próstata, por ser uma glândula acessória, involui com a castração. Tumores primários de testículo são comuns em cães não castrados.
A CASTRAÇÃO NÃO SERVE APENAS PARA CONTROLAR A SUPERPOPULAÇÃO DE CÃES E GATOS EVITANDO CRIAS INDESEJADAS, MAS CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA DOS ANIMAIS.
Rildo Silveira
rildosilveira@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário